Pastorear ovelhas ou entreter bodes?

Pastorear ovelhas ou entreter bodes? Esta é uma boa pergunta que todos os que trabalham na obra de Deus devem se fazer! Já preguei uma mensagem com este título aqui na igreja que pela graça de Deus e somente por ela estou ainda a frente como pastor. A Palavra foi compreendida por alguns, mas por outros mal interpretada, isto porque entenderam que a Palavra se dirigia ao comportamento do cristão fora dos círculos cristãos, fora da igreja. Neste caso, mau interpretada mesmo pois ela se dirige ao culto cristão dentro da igreja.
La fora a responsabilidade é pessoal, pode também ser aplicada lá pois é fato que alguns comportamentos levarão os resultados para dentro da igreja, mas aqui hoje quero lhes falar apenas sobre o culto cristão. Pode ser que também aqui seja mau interpretada, eu espero que não, porem faz-se necessário que seja dita , pois nos ajudará a nortear o culto que estamos prestando e conduzindo a Deus.
Ontem ouvimos uma Palavra implicante pelo Presb. Gildo sobre a reverencia com as coisas de Deus, e orando nas primeiras horas desta manhã fui despertado a abordar o tema nestas meditações. Vamos entender o caso: Ovelhas são mansas, ávidas por serem guiadas, gostam de aprender e sentem-se seguras ao saber que tem alguém a frente delas escolhendo o caminho que elas devem trilhar. Quando chamadas a atenção, baixam suas cabeças e entendem que quem as guia está interessado em que elas caminhem por lugares seguros e cheguem ao destino seguras.
Jamais questionam os ensinos com vista a não aceitar, rejeitam sim comida ruim, quando o ensino é de má qualidade, ficam agitadas e algumas saem em procura de pastos melhores, Deus as conduz nesta procura, mas outras ficam como que anestesiadas e mantem se no lugar onde estão. Morrem espiritualmente, e acabam abandonando o caminho sendo presa de lobos ferozes soltos por este mundo.
Não é nada difícil nem custa nada pastorear ovelhas, é um prazer, é um trabalho feito com amor e gratidão a Deus. Ovelhas não foram enviadas ao rebanho de Deus para darem lucro, mas para multiplicarem o seu numero com uma vida de temor a Deus. Bodes, bem estes são marrentos, encrenqueiros, dão cabeçadas a todo o momento, nunca obedecem, e quando o fazem é interessado em alguma coisa. Por isto para conduzí-los é necessário que se crie espetáculos cada vez mais sofisticados, circo, coisas engraçadas, é necessário que ao vir ao culto deem muita risada, por isto é preciso que o condutor seja expert em contar piadas e transformar o culto em um show criando momentos que até a heresia beira trazendo expedientes pagãos para dentro do culto ao Senhor. Bodes gostam, estão sempre a caça de novidades e se as encontram com uma roupagem cristã, ali criam raízes.
A Palavra genuína não interessa a eles, ela é fria, sem graça e radical, é preciso parafrasear a mensagem incutindo frases engraçadas senão eles empacam e começam a dar cabeçadas, ou saem a procura de um lugar mais a cotento, se puder substituir a mensagem por alguma outra coisa aí eles vão ao delírio! Jamais aceitam ser chamados atenção, quando são, logo somem, ou até ficam no meio, mas criando problemas e grupos divisórios, geralmente toda divisão tem como cabeça um bode! Custa caro conduzí-los, pois como gostam de novidades, o condutor tem sempre de investir, criar espetáculos cada vez mais sofisticados e isto envolve dinheiro, e como se gasta para criar é necessário que se cobre deles um preço alto, e eles pagam sem reclamar se o espetáculo lhes apetece! É o mesmo princípio comum ao homem que paga o preço que for para ver o seu artista predileto ou para assistir a peça de teatro que tem maravilhado o mundo!
Não encontraremos na Bíblia formulas para pastorear bodes, em toda ela o ensino gira em torno de como levar as ovelhas perdidas ao redil do Senhor. Os que são chamados por Deus pastoreiam ovelhas, os que se chamam ou são chamados pelos homens, bem, estes são condutores de bodes, simples assim.
Deixo com vocês hoje as palavras de Deus sobre os pastores que são condutores de bodes mas metem-se com as ovelhas do Senhor. A palavra é para os pastores de Israel, mas o princípio é geral, aplica-se a todo que tem esta responsabilidade.
“Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, vestis-vos da lã e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. “ Ez.34:2-4.

Pr. José Claudio Fonseca.

Quer outro idioma?