Oração

“A única coisa que posso fazer por você é orar”, você já ouviu esta frase? Já usou dela para dar uma resposta a alguém necessitado? Creio que todos nós já fizemos isto, se não muitas vezes, pelo menos alguma vez já usamos ela para justificar a nossa incapacidade de fazer algo por alguém! E o que mais poderíamos fazer por um necessitado? Por alguém que recebeu uma notícia ruim? Por alguém que perdeu um ente querido? O emprego, ou esta passando por alguma situação terrível na vida? Nosso senso de “super” de solucionadores de problemas é ridículo diante de Deus e de Sua Palavra, nos achamos tão importantes que relegamos a oração a um status “única coisa”, quando nos sentimos incapazes de fazer algo mais substancial.

Expressamos tanta fé, nos jactamos de estarmos muito íntimos de Deus, e o maior expediente de solução de problemas, ou melhor, o único expediente que pode resolver qualquer problema na vida do homem, a oração, colocamos como se fosse algo tão débil, que a chamamos de “única coisa”, é certo que ela é a única, mas como falamos, dá a ideia de que poderíamos fazer algo mais, e estamos impossibilitados, passamos a ideia de que poderíamos resolver o problema.

Precisamos entender que a oração é a melhor coisa que podemos fazer por alguém, ela vai nos indicar mediante a resposta de Deus, se devemos ou não fazer algo, se podemos ou não fazer algo. É certo que quando podemos fazer algo, nem oramos, fazemos logo, o que fazemos nos projeta, nos coloca em lugar de honra diante da pessoa necessitada e diante da sociedade ao redor. Ao orar nem tanto, ninguém vê, quando oramos Deus entra em ação, resolve o problema da pessoa, e ela não fica sabendo como aconteceu o milagre, ela sempre aponta para Deus como quem a socorreu.  Então alguns, nem todos graças a Deus, não podem, não conseguem ficar anônimos, então entra em cena a frase: “eu orei muito por você”, clamei, jejuei para que você pudesse vencer este momento”.  Afinal Deus não pode levar todo o crédito, Ele operou porque nós oramos! Não deve ser assim, pois Ele é digno de toda honra e glória, o único que pode resolver qualquer problema na vida do ser humano, sem Ele nada acontece, e tudo o que acontece é por meio Dele como afirma João em seu evangelho  no cap.1! Você pode estar achando que isto não procede, que é apenas falta de assunto para escrever, mas é um detalhe pequeno que pode fazer uma grande diferença na vida de quem fala, e na vida de quem ouve.

É simples, se tem-se tal costume, muda-se a frase de “a única coisa” para a melhor coisa que podemos fazer”, mostrando a pessoa que ela vai receber tudo mediante o maior expediente de comunicação com Deus que existe: “oração”, o canal que abre o coração de Deus possibilitando que Ele responda e que dê uma solução ao problema diante Dele colocado. A oração é expediente anônimo, poderoso, não precisa de alarde! “E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” Mt.6:6,7.

 

Pr. José Claudio Fonseca

igreja@icecantodomar.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »